NOSSO PROJETO

 

SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS – SCFV

 

Descrição Geral:

 

Serviço realizado no contra turno escolar, organizado a partir de percursos, de modo a garantir aquisições progressivas de acordo com o ciclo de vida, a fim de complementar o trabalho social com famílias e prevenir a ocorrência de situações de risco social. Trata-se de uma forma de intervenção social planejada que cria situações desafiadoras, estimula e orienta as crianças, adolescentes e jovens na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais e coletivas, na família e na sociedade.

Organiza-se de modo a ampliar trocas culturais e de vivências, desenvolver o sentimento de pertença e de identidade, fortalecer vínculos familiares e incentivar a socialização e a convivência comunitária. Possui caráter preventivo e proativo, pautado na defesa e afirmação dos direitos e no desenvolvimento de capacidade e potencialidade.

 

a)  SCFV PARA CRIANÇAS DE 1 A 6 ANOS

O projeto está orientado para Crianças e tem por foco o desenvolvimento de atividades com criança, familiares e comunidade, para fortalecer vínculos e prevenir ocorrência de situações de exclusão social e de risco, em especial a violência doméstica e o trabalho infantil.

 

b)  SCFV PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE 6 A 15 ANOS

O projeto está orientado para crianças e adolescentes tendo como foco a constituição de espaço de convivência , formação para a participação e cidadania, desenvolvimento do protagonismo e da autonomia, a partir  dos interesses, demandas e potencialidades dessa faixa etária.

As atividades estão pautadas em experiências lúdicas, culturais, religiosas e esportivas como forma de expressão, interação, aprendizagem, sociabilidade e proteção social.

 

c)   SCFV PARA ADOLESCENTES E JOVENS DE 15 A 20 ANOS

O projeto está orientado para adolescentes e jovens e tem por foco o fortalecimento da convivência familiar e comunitária e contribuir para o retorno ou permanência dos adolescentes e jovens na escola, por meio do desenvolvimento de atividades que estimulem a convivência social, a participação cidadã e uma formação geral para o mundo do trabalho.

As atividades abordam as questões relevantes sobre a juventude, contribuindo para a construção de novos conhecimentos e formação de atitudes e valores que reflitam no desenvolvimento integral do jovem. Também devem desenvolver habilidades gerais, tais como a capacidade comunicativa e a inclusão digital de modo a orientar o jovem para a escolha profissional, bem como realizar ações com foco na convivência social por meio da arte-cultura e esporte-lazer.

 

As intervenções valorizam a pluralidade e a singularidade da condição juvenil e suas formas particulares de sociabilidade:

 

  • Sensibilizando para os desafios da realidade social, cultural, ambiental e política de seu meio social; criando oportunidades de acesso a direitos;
  • Estimulando práticas associativas e as diferentes formas de expressão dos interesses, posicionamentos e visões do mundo de jovens no espaço público.
  • Preparação pra o mundo do Trabalho: nas áreas de Marcenaria, Tornearia, Informática e Corte e costura.
  • Formação para a vida Cristã.

 

INSTITUTO PADRE LUIS CECCHIN - IPLC

Rua Professor Rivadávia Bernardes de Paula, 155 - José Fernandes Salsa - Limoeiro/PE

CEP: 55700-000 | (081) 3628-0922 | E-mail: iplc@pobresservos.org.br

 

       CONGREGAÇÃO POBRES SERVOS DA DIVINA PROVIDÊNCIA

 

 

© 2017.IPLC - Todos os direitos reservados

  • Facebook - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • email_icon-icons.com_50400
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now